terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Artigo de Design-Based Research (DBR)

O estado da arte da investigação com base em Design


  1. Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada?
Ann Brown (1992) e Allan Collins (1992) introduziram o termo design experiment em 1992 como uma abordagem inovadora para pesquisa educacional. As bases da abordagem, no entanto, foram criadas muitos anos antes, também conhecida como desenho de experimentos, projeto de pesquisa ou investigação baseada em design,por outros pesquisadores. A abordagem apresentas pontos inovadores tais como:
_O teste e refinamento é realizado nas configurações do mundo real.
_DBR tem potencial para revitalizar as abordagens de investigação existentes em tecnologia educacional.
_Mesmo que as configurações de investigação mude radicalmente, o objetivo permanece o mesmo com uma base empírica sólida.
_Uso de muitas estratégias de recolha de dados diferentes incluindo transcrições de áudio, revisões de carteira de estudante, avaliações de e-mail entre os professores, observações etnográficas e vídeo.
_Características essenciais da abordagem:

resolução de problemas complexos nos contextos reais em colaboração com os profissionais;

integrando princípios de design conhecido e hipotético affordances tecnológicos para processar plausíveis soluções para esses problemas complexos;

realizando consulta rigorosa e reflexiva para testar e refinar a ambientes de aprendizagem inovadoras, bem como para definir novos princípios de design.

  1. De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?
Existem muitas variáveis que não podem ser controladas em experimentos de concepção, os pesquisadores devem "tentar otimizar tanto o design quanto possível e para observar atentamente como os diferentes elementos estão trabalhando, tais observações, exigem métodos quantitativos e qualitativos, embora aja incerteza da Comunidade de pesquisa educacional. No momento, há divisão entre investigadores que defendem métodos estritamente quantitativas ou qualitativas e consideram que "métodos mistos estão longe de ser comum" Além disso, a realização de experiências de desenho não oferece um procedimento formal para a combinação de dados coletados por meio de métodos mistos.


  1. Que dificuldades antecipam na sua implementação?
Existe um consenso geral que normas DBR precisam ser definidas, abordando questões como:

Quais tipos de conhecimentos deve DBR se esperar gerar?
Que exigências teóricas devem ser impostas  a DBR?
Que tipos de investigação podem ser considerado DBR?
Que tipos de investigação podem ser considerado DBR?
Que tipos de conhecimento podem DBR se espera gerar?
Como pode DBR contabilizar a geração de quantidades extensas, muitas vezes excessivas, de dados?
Que exigências teóricas devem ser impostas a DBR?
Que normas devem julgar a qualidade da DBR?
Em que medida pode DBR ser classificado como científico?



4) Quais as principais implicações/conclusões?

Os autores abordam vários pontos importantes sobre a natureza da DBR, são discutidos incluindo suas características essenciais, a introdução e o refinamento dos conceitos teóricos, a amplitude teórica da abordagem, seus fundamentos científicos e a unidade de investigação socialmente responsável e há vários modelos teóricos que tentam descrever as características do DBR, bem como uma variedade de teorias de aprendizagem.
Bannan-Massaru (2003), apresenta cada etapa da DBR sob as principais rubricas de "exploração, (b) promulgação, (a) informado (c) a avaliação: impacto Local e (d) avaliação: impacto mais amplo" .
Reeves (2000) propõe estágios de DBR usando títulos semelhantes mas mais descritivos: "Análise de problemas práticos por pesquisadores e profissionais," "b desenvolvimento de soluções com um quadro teórico,"(c)"Avaliação e teste de soluções na prática,"e (d)"Documentação e reflexão para produzir 'princípios de design'.
Há um consenso geral que normas DBR precisam ser definidas.
Os autores levantam mais perguntas do que respostas neste momento.



REFERÊNCIA:

MURDOCH RESEARCH REPOSITORY

Peterson, R. and Herrington, J. (2005) The state of the art of design-based research. in: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education(ELEARN)2005, 24-28 October 2005, Vancouver, Canada.

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