domingo, 6 de novembro de 2011

ARE /11 - Educação Aberta e o Futuro da Educação


O autor nos diz que por quase uma década, a abertura no contexto educacional tem sido um adjetivo que é usado para descrever os artefatos educacionais, coisas como livros, coisas como recursos, coisas como material didático, para ele quando se usa desta forma, a abertura é muito apertada para ensinar com seus materiais e livremente compartilhar, que para chegar a autorização de exercer o que chama de os quatro "Rs", sendo essas atividades Reutilizar, Redistribuir, Rever e Remixing.

Assim, enquanto os substantivos difere um do outro, quando estamos falando, estamos falando de conteúdo aberto ou recursos educacionais abertos ou livros abertos, as ações de operacionalização, o objetivo com cada um usa de abertura as palavra são as mesmas, é realmente sobre partilha, transparência e sobre ser generoso com o outro, sem dar, quando você compartilhar o seu conteúdo do curso ou até mesmo você que se move sobre recuperação de software aberto compartilhando seu código-fonte, a abertura é realmente sobre ser generoso.

Não se pode falar sobre educação, sem falar de abertura. Se não houver partilha, formas de compartilhar o que eu sei, se eu não o que lhe dá feedback, se eu não entrar nesse dar e receber com você, não há educação. Educação está a lidar com a abertura da empresa e generosidade de partilha. Então você dizendo que eu teria que a propriedade a educação pode dizer que a educação é a relação de partilha entre duas ou mais pessoas.

O educador bem sucedido é aquele que compartilha, divide minuciosamente o conhecimento com seus alunos.

E como a tecnologia afeta a educação?

A educação não pode ser copiada, plagiada. Pode ser transmitida sem que se perca. O educador pode transmitir sua experiência sem deixá-la esvair-se de si.

Educadores são como velas que acendem outras, sem jamais se apagar a chama. Temos que ter capacidade de compartilhar. A educação envolve muito mais do que tecnologia, esta é sim uma excelente ferramenta. A tecnologia pode não ser usada em todo o seu potencial. É certo que existem muitos benefícios, mas nem todos são usados adequadamente como: orkut, facebook, jogos online, etc...

A educação está a beira de sua própria reforma, aumentar a capacidade dos educadores de serem transparentes, abertos, fazer feedback, compartilhar material, experiências e conhecimentos , não serem estáticos, debater, trocar ideias, colaborar.
Doar não somente seus recursos, mas seu tempo. Quanto mais transparente e aberta, melhor será a educação.

Um pouco sobre o Dr. David Wiley:
Dr. David Wiley é Professor Associado de Psicologia Instrucional e Tecnologia da Universidade Brigham Young. Ele também é o Diretor Chefe de Abertura Flat World Knowledge e membro fundador e diretoria da Escola Aberta Superior de Utah. Ele era ex- professor adjunto de Tecnologia Educacional e diretor do Centro para Aprendizagem Aberta e Sustentável da Utah State University.


Nenhum comentário:

Postar um comentário