domingo, 1 de janeiro de 2012

Are/11 - RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Apresento para a fase 2 da atividade 2 a pesquisa de dois Recursos Educacionais Abertos:
A FAZENDA e CONSTRUIR COM CUBINHOS

Estes podem ser encontrados em:

A FAZENDA
 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15134
CONSTRUIR COM CUBINHOS http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19552

CRITÉRIOS DE ESCOLHA:
Os recursos atendem:
Nível de desenvolvimento da turma;
Faixa etária dos alunos;
Conteúdo a ser desenvolvido;
O acesso é aberto;
Os alunos das turmas que trabalham com os laptos educacionais, podem continuar estudos em suas residência.
No recurso fazenda, não teria nada a alterar, mas no recurso construir com cubinhos tentaria fazer com que o aluno pudesse construir bonecos, arvores casas etc... especificando, quantos cubos utilizou.

Os recursos serão usados articuladamente na atividade de aprendizagem (planificação de uma atividade de aprendizagem)


PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADE

Tema em estudo: Números e quantidades

Objetivo:
Desenvolver o pensamento lógico matemático.

Objetivos específicos:
_Desenvolver a noção número e quantidade;
_Resolver situações problema;
_Compreender a correspondência biunívoca;
_Desenvolver a noção de conjunto.

Público alvo:
Alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Problema/questão a ser resolvida/investigada:
Os alunos do 2º ano do ensino fundamental, apresentaram certa dificuldade relacionar quantidade ao número que a representa e em cálculos elementares no dia a dia de sala de aula e fora da mesma.

Abordagem pedagógica:
A aprendizagem pode ser vista como a construção gradual e acumulação de artefatos cognitivos e linguísticos. Isso ocorre principalmente na interação colaborativa. Orientar os alunos utilizando material concreto e recursos educacionais on-line como ferramenta de estudo e como extensão da sala de aula, observando seus interesses, aos conteúdos programáticos do ano em estudo e para o longo de suas vidas.

Mídias e tecnologias a serem utilizadas:
Computador;
Internet;
Recursos Educacionais Abertos como:
A FAZENDA
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15134
CONSTRUIR COM CUBINHOS http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19552

Atores e papéis que deverão desempenhar:
Professores:  Avaliar, fornecer feedback, observar , apresentar informações, organizar atividades, mediar o desenvolvimento da atividade.
Alunos: Exercitar e vivenciar de forma virtual, situações do dia a dia.

Dinâmica da atividade:
A atividade acontece, em parte, face a face e em parte on-line.  O professor utilizará materiais concretos em sala de aula e recursos educacionais do laboratório de informática educacional e/ou do laptop em sala de aula.   As atividades on-line serão desenvolvidas nos recursos selecionados, primeiramente com o recurso a Fazenda e em continuação a fixação dos conteúdosserá realizada com o recurso construindo cubinhos.

Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas:
Em sala de aula:
Conversa informal sobre o tema proposto;
Atividades com material concreto;
Proposição da atividade on-line;
Formação das duplas;

No laboratório de informática e/ou no laptop:
Revisão das noções de número e quantidades;
Acesso aos recursos indicados

Período de realização:
Duas horas aula, podendo ser ampliado para mais duas horas aula.

Avaliação:
Será realizada de forma direta no decorrer da atividade, comentários dos alunos, interesse demonstrado e resultados alcançados;   
Auto-avaliação;
Avaliação do crescimento da turma.


Referências:
Conhecimentos anteriores ( leituras, reportagens, palestras )
Textos indicados na UC Análise de Recursos Educativos -ARE

Site:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário