Entrevista
Optei em fazer a comparação entre as idades tendo em vista que temos nos dados fornecidos pré-adolescente e adolescentes, por tanto de 11 a 15 anos. Foi considerado pré-adolescente o entrevistado de 11 anos e adolescentes os entrevistados de 14 e 15 anos, independente do sexo.
Estas entrevistas foram realizadas em países diferentes, analisando os dados em comparação aos entrevistados da colega Margarida Correia, nota-se a proximidade das idades, todos em etapa escolar entre o 7º e o 9º ano e na mesma escola
Computando os dados, nota-se que a menina de 14 anos utiliza uma variedade maior de tecnologias, todos tem pelo menos um computador em casa e acesso a internet, variando o tempo que a possuem e a menina de 14 possui 3 equipamentos em casa.
Dois dos entrevistados ( 11 e 15 anos) passam menos de uma hora no computador, outro (14 anos) de uma a três horas, um ( 15 anos) de cinco a sete horas, apenas um ( 14 anos) esse tempo não é controlado pelos pais e com exceção do entrevistado considerado pré-adolescente todos os demais acessam todos os dias.
Os entrevistados portugueses utilizam a internet para mais fins que os entrevistados brasileiros, e também os programas do computador, independente da idade, mas nenhum possui pagina e/ou blog.
Quanto a disponibilização de dados pessoais na internet, o menino de 11 anos poucas vezes, a menina de 14 anos muitas vezes, o menino de 15 anos também muitas vezes e a menina de 15 anos algumas vezes.
Todos possuem pelo menos um telemóvel, mas nem todos acessam a internet, os entrevistado de 11e 14 anos utilizam menos de uma hora ao telefone e/ou enviando SMS os demais de uma a duas horas. Os entrevistados dois não utilizam o telemóvel na aula dois entrevistados utilizam, independente da idade e com exceção da entrevistada de 14 anos que utiliza o telemóvel, alem de fazer e receber ligações utiliza apenas para ouvir musica, os demais utilizam também como despertador.
No que diz respeito as redes sociais, todos conhecem e estão inscritos em alguma rede, sendo que os entrevistados da Margarida utilizam mais o facebook e twitter e os demais o orkut, que é mais difundido no Brasil. O entrevistado de 11 anos não costuma bater papo na rede e chats, os demais entrevistados sim com amigos que conheceram nas redes, amigos que conhecem presencialmente e com familiares.
Como aspecto positivo nas redes sociais o menino de 11 anos considerou poder jogar online, a menina de 14 e o menino de 15 considerou encontrar seus amigos e a menina de 15, considerou que as vezes é “legal”(positivo) outras vezes não, mas não justificou. O menino de 15 anos considerou negativo “o tempo que se gasta”, mas também não justificou.
Todos os entrevistados preocupam-se com a segurança na rede, pois utilizam o perfil real, o menino de 11 anos teme mais a invasão do perfil e as meninas de 14 e 15 anos os desconhecidos, o menino de 15 anos não respondeu.
Analisando as tendências percebe-se que dois dos entrevistados fizeram alguma compra online por ser mais fácil e os demais ainda não.
Quanto aos jogos online o menino de 11 e a menina de 14 anos mostraram-se mais interessados que o menino e a menina de 15 anos e não utilizam nicknames. Constata-se também que apenas o menino de 11 anos ainda não conhece o termo cyberbullying, em contrapartida este não considera que que as informações encontradas na internet são fidedignas, os demais entrevistados consideram que sim.
Todos adquiriram suas competências digitais em casa e/ou na escola, menos a menina de 15 anos que adquiriu suas competências digitais em cursos e todos consideraram que prescindiam de usar com menos dificuldade o computador.
Finalizando a análise em relação a Caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e sua relação com o processo pessoal de construção de identidade e socialização, considero que os entrevistados considerados adolescentes estão mais envolvidos em redes sociais e chats que o entrevistado considerado pré-adolescente, este demonstra mais interesse para jogos online.
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