domingo, 19 de junho de 2011

IDENTIDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA


Considero que se compararmos os adolescentes de hoje aos adolescentes da época em que fomos adolescentes, estes podem ser considerados diferentes, tanto quanto fomos considerados diferentes da adolescência de nossos pais. A adolescência em todas as gerações mostram-se diferentes das anteriores, mas a necessidade de construção de identidade e ser aceito pelo grupo mais amplo, esta permanece em todas as gerações. Hoje com o acesso as novas tecnologias, e principalmente a convergência de mídias, estas tornaram-se as ferramentas da época para esse processo de auto-reflexão, auto-definição, auto-realização e interação. A tecnologia é vista à ter efeitos para produzir mudanças sociais e psicológicas, independentemente das formas em que ela é usada, e dos contextos e processos sociais em que entra. Os defensores da nova " geração digital ", Têm a tecnologia em conta como uma força de libertação para os jovens, meios para eles criarem novas formas autônomas de comunicação e comunidades.
Prensky faz uma distinção entre “nativos digitais ( que têm crescido com esta tecnologia ) e imigrantes digitais " ( adultos que a vieram mais tarde na vida ) e que tem sido muito influente no debate popular. Prensky afirma que os nativos digitais têm um estilo muito diferente de aprendizado: eles anseiam interatividade, os gráficos que eles valorizam mais do que palavras; querem acesso aleatório, e operam na " velocidade de contração muscular " dos jogos de vídeo e MTV. Como resultado, eles estão insatisfeitos com estilos antigos de ensino, baseado na exposição pela lógica passo a passo: eles veem os imigrantes digitais como que falam uma linguagem inteiramente estranha e ultrapassada.

A tecnologia produziu novos estilos de aprendizagem lúdica, que vão além do professor dominando uma abordagem autoritária de educação e de estilo antigo. Ela está criando novas competências ou de outras formas de " alfabetização ", que exigem e produzem novas capacidades intelectuais, e " estruturas cerebrais mais complexas, a mesma proporciona novas formas de identidade em formação, e portanto, novas formas de pessoalidade, e oferecendo uma comunicação com os diferentes aspectos do self, que permitem aos jovens se relacionar com o mundo e aos outros de forma mais poderosa. Jovens usam todos os dias de jogos de computador ou a Internet o que envolve gama de processos de aprendizagem informal, em que muitas vezes há uma relação altamente democrático entre " professores "e " aprendizes ". Os jovens aprendem a usar essas mídias em grande parte através tentativa e erro. Exploração, experimentação jogo, e a colaboração com os outros, tanto em face a face e virtual constituem elementos essenciais do processo. Jogando certos tipos de jogos de computador, por exemplo, pode envolver uma extensa série de atividades cognitivas: lembrando, o teste de hipóteses, prever e estratégica, jogadores são muitas vezes profundamente imerso no mundo virtual do jogo, o diálogo e o intercâmbio com outros é crucial Ao aprender com e através destes meios, os jovens também estão aprendendo a aprender. Eles estão desenvolvendo orientações específicas para a informação, métodos especiais de temas de aquisição de novos conhecimentos e habilidades, e um senso de sua própria identidade como aprendiz. Mídias claramente, novas, tais como jogos e Internet exigem novos métodos de investigação e estratégias de nova sala de aula, e as escolas precisam de pensar muito sobre como eles devem responder. É preciso pensar muito sobre as " tecnologias sociais ", outras formas de interação social e os tipos de pedagogia que envolvem a tecnologia, que fundamentalmente determinam como a tecnologia será usado.

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