domingo, 19 de junho de 2011

MEDIA DIGITAIS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL

Uma análise
 

Após leituras dos textos postados pelos grupos de trabalho noto que o tema em média permaneceu “O papel dos media digitais na construção da identidade social dos jovens e adolescentes”, foi focado o papel do telemóvel como indispensável na vida dos adolescentes sendo uma ferramenta de comunicação e de expressão pessoal que influencia cada vez mais, através da constante evolução de aplicações, funções , software, cada vez mais os telemóveis comportam uma convergência de médias digitais em um só aparelho o que devido ao avanço constante da informação e do acesso, encanta cada vez mais a todos. Estas características do telemóvel são ferramentas úteis no que se refere à afirmação e construção de identidade pessoal dos jovens, já que podem transportar no mesmo as suas fotos/vídeos/músicas preferidas e partilhar com os amigos e outros que pertençam à sua lista telefonicas ou às redes sociais onde estão inseridos, além de permitir estarem em permanente contato com todos. Também os Blogs permitem a construção da identidade pessoal dos adolescentes, pois é possível assim como no telemóvel ter integração social entre os mesmos pelo mundo virtual, que os ajudam a refletir sobre o seu eu pessoal e o seu eu social, possibilitando crescimento em contacto com os outros e criando a distinção entre o mundo virtual e o mundo real. A linguagem como ferramenta na comunicação mediada por computador, neste caso pelo Blogue, permite aos adolescentes encontrar outros Bloggers que partilham os seus anseios, ideias, pensamentos e preocupações e também é desta forma que podem encontrar a validação social que não encontram nas suas vidas offline.
Hoje as tecnologias sociais, culturais e digitais estão cada vez mais em constante interação em ambientes de aprendizagem e conectadas na maior parte das comunidades. Os jovens aprendem lições intencionais em ambientes não formais de aprendizagem e acredita-se que, enquanto contexto de aprendizagem, essas configurações oferecem aos jovens oportunidades únicas de combinar resoluções de problemas, relações sociais e tecnologias que envolvem a aprendizagem para o desenvolvimento da identidade de forma contínua. Encontra-se também estudos com relação ao uso dos chats e o modo como este pode ser aproveitado de forma a melhorar a aprendizagem na sala de aula. Tal estudo pretende mostrar a forma como os jovens utilizam as salas de chat online através do seu entusiasmo e facilidade de utilização nas interações online, assim como as vantagens e desvantagens da mesma pois sabemos que as tecnologias digitais por si só não influenciam de forma decisiva a formação da identidade dos jovens. Essa influência dependerá da forma como essas tecnologias forem utilizadas. Vimos que os jovens autores usando os seus sites pessoais para se envolverem com a sua cultura e para a prática de formas de estar próprias. Preocupam-se simultaneamente com a aparência própria e com o que seu público pensa de si. Toda a apresentação é performativa e estamos constantemente a avaliar-nos, a partir da perspectiva do "outro". Depois, momentos de auto-avaliação e auto-apresentação fundem-se uns com os outros, especialmente em contexto online. Os sites pessoais oferecem uma variedade de experiências de aprendizagem informal. Mais importante ainda, os autores jovens dizem que aprender sobre si mesmos e a introspecção genuína são as maiores recompensas e razão de ser da autoria online, pois são forçados a refletir sobre quem são e como querem ser vistos por outros. O desenvolvimento da identidade e a auto-aprendizagem operam em conjunto e os sites pessoais permitem não só arquivar mas também aimpulsionar estes processos.

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